domingo, 17 de janeiro de 2010

Nunca deixem de usar filtro solar!

Pedro Bial sabiamente disse:

Nunca deixem de usar filtro solar!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.
Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência; já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante...


Eis minha saga e também a de muitas meninas: encontrar o filtro solar ideal.

Sempre (fui) tentei ser cuidadosa com minha pele. Porém, provavelmente por influência de uma família (muito) meio desleixada, proteção solar não era a primeira coisa na lista de cuidados. De uns anos pra cá a situação mudou e proteção solar (rosto e corpo) são meu lema! A idade (infelizmente ela só aumenta... bem que podíamos ter um pouco de Benjamin Button) e as manchinhas que foram surgindo na face contribuíram para essa mudança.

Para me compreenderem melhor, vamos ao “diagnóstico” da minha pele: sou muuuuuito branca e com a pele muuuuuito oleosa (pinga óleo aqui gente!). Aí já viram, o protetor ideal deve ser seco, tentar controlar a oleosidade e proteger muuuuuito.

E assim começou minha saga. Minha dermatologista (Giordana Giuriato, super recomendo) me indicou dois protetores:
* Adcos Bloqueador Solar Ultra FPS 55 para dias mais amenos, pois ele não é a prova d’água, e
* La Roche-Posay Anthelios Fluide Extreme FPS 60 “para sempre”, digo, para dias em que vou à praia, piscina, lagoa, atividades ao ar livre, academia (sim, também uso na academia), etc. Resumindo: vai suar menina, vai se molhar ou vai fazer qualquer outra coisa e ainda assim quer proteção? Usa o Anthelios!

Agora o que todo mundo quer saber: eles funcionam??
Sim!! No geral, são ótimos! No entanto... a gente nunca tá satisfeita. Como eu tenho uma "alma consumista investigativa", é aí que entra minha saga. Na minha longa busca já perdi a conta de quantos protetores testei.

Vamos a alguns deles:



1 Bloqueador Solar Ultra FPS 55 (Adcos, R$ 98,00, 120 g): é um gel creme facial (textura boa!), não oleoso e com toque seco. Absorve rapidinho e espalha bem. Possui tripla proteção ativa (contra raios UVA e UVB, da ação de radicais livres e proteção do DNA celular). Pode ser indicado para póspeeling (pode mesmo, eu usei no póspeeling); pós-laser e durante o tratamento da acne. Além disso tudo, é hidratante, dispensando o uso de outro antes dele. É também uma excelente base para maquiagem. E o preço também é bom se você considerar que está pagando R$ 98,00 por 120g, já que a maioria dos protetores são vendidos em embalagens menores.

2 Anthelios Fluide Extreme FPS 60 (La Roche-Posay, R$ 76,00, 50 mL): possui textura fluída, portanto muito leve, fácil de espalhar. Apesar de parecer oleoso, não é. Absorve rapidinho na pele e também é uma ótima base para maquiagem. Além disso tudo possui ultra proteção UVB/UVA e o exclusivo complexo antioxidante, composto de extrato de Senna Alata e água termal da La Roche-Posay, combatendo os radicais livres. É sem dúvida o meu queridinho!!

3 Anthelios AE Gel Creme Veloutè FPS 30 (La Roche Posay, R$ 68,00, 50 mL): Usei e amei!! Fora o FPS ser 30 (gostaria que fosse maior) e o fato de ser creme (demora mais para espalhar que o Fluide), é também excelente. Como promete, alisa a pele, com um toque aveludado. Além disso, por possuir Ácido Hialurônico previne rugas e hidrata a pele. É meu mais novo queridinho!

4 Minesol Actif FPS 60 (Roc, R$ 59,00, 50 g): é um gel creme, que apesar de ser oil free, deixou minha pele pingando óleo. Achei difícil de espalhar e nos primeiros dias de uso fez minha pele arder horrores na hora da aplicação. Já li várias resenhas de pessoas que adoram, mas comigo não deu certo. Pretendo (comprar) experimentar o Triple Defense FPS 60. Espero que seja melhor.

5 Episol Loção Oil Free (Mantercorp, R$ 80,00, 100 g): é uma loção, que apesar de mais fluida que o Minesol (claro, o Minesol é creme!) e de não arder minha pele, piiiinga óleo.

6 Soless FPS 40 (Natupele, R$ 49,00, 100g): comigo o problema dele foi a textura (não muito fácil de espalhar) e o fato de deixar minha cara branca ainda mais branca. Uma amiga bem morena pegou o meu emprestado e precisou lavar o rosto depois de aplicar, pois ficou com cara de fantasma. Kkkkkk

Usei muitos outros protetores faciais, mas confesso: lembro a marca, lembro que não foram bons para mim mas não lembro o motivo. Portanto, melhor não falar.

E meninas, algo muito importante se tratando de protetores: isso tudo foi comigo. Serve de referência o fato de a minha pele ser muito oleosa, mas minhas impressões não são regra. O que é bom para mim pode ser péssimo para você e vice-versa.

Na seqüência, os posts serão sobre a saga de encontrar bons protetores para o corpo.

Ciao meninet’s!


OBS.: preços aproximados; podem variar dependendo da região.

2 comentários:

Aninha L. disse...

Oi Sabrina!

Esta busca pelo protetor solar perfeito é quase infindável né!?...

Atualmente uso três protetores que se adaptam bem a minha pele, que é oleosa: Minesol Oil Control FPS 30, Anthelios Fluide AC FPS 40 e o Adcos FPS 21.

Tenho também o protetor La Roche Posay FPS 60 creme fondante, mas apesar da ótima proteção contra os raios UVA-UVB, ele fica pesadíssimo na minha pele (infelizmente). Gostaria muito de encontrar um protetor com fator mais alto e que não ficasse oleoso no rosto, porque a radiação solar tá cada dia mais alta e precoupante!

Assim como você, estou nesta saga a procura do protetor solar ideal para o corpo também, ou seja, um protetor com bom custo-benefício que engloba proteção UVA-UVB, que não seja oleoso, nem tampouco resseque o corpo (tipo hidratação na medida). Será que conseguimos chegar lá? rsrs

Beijos flor!

Sabrina disse...

Olá Aninha,

Essa saga é árdua, difícil! E quando pensamos que encontramos o perfeito aparece outro no mercado e começamos de novo. É bem difícil resistir a novidades, certo?

Como sou muito branquela, normaalmente procuro os com FPS acima de 40. Me dou super bem com os Fluide da La Roche. E o Adcos FPS 55, pelo menos comigo, não deixa a pele pesada. Quando a aparência oleosa insiste em ficar, uso um protetor em pó, também da Adcos e resolve bem.

Para o corpo (prometo terminar o post) tenho usado vários, depende do humor, de onde vou, tempo de exposição. No topo da lista está o Banana Boat FPS 30 (sem cheiro, espalha fácil, nada pegajoso e bom $$$).

Espero que encontre o "seu" ideal.

Beijos